Página Inicial > Cidadão > Informações gerais > Informações técnicas - NF Paulistana Você está aqui: Página Inicial / Cidadão / Informações gerais / Informações técnicas - NF Paulistana

Informações técnicas - NF Paulistana

Software de geração do sorteio


A partir do sorteio de número 68, o sorteio do bilhete ganhador da Nota do Milhão será executado pela Caixa Econômica Federal mediante utilização de globos com bolas numeradas. Até o sorteio de número 67, o regulamento prevê a utilização do software desenvolvido pelo IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas para o sorteio dos bilhetes premiados.

O software de Sorteio Eletrônico da Nota Fiscal Paulista foi desenvolvido pelo IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo para a Secretaria Municipal de Finanças da Prefeitura de São Paulo. É baseado em padrões abertos, como o algoritmo de criptografia AES, utilizado para gerar números aleatórios confiáveis, e a linguagem de programação Java, na qual foi desenvolvido o software. Para o sorteio de prêmios da Nota Fiscal Paulistana foi escolhido como semente 16 dígitos da extração da Loteria Federal, que possui as características de imprevisibilidade, tão necessárias para o perfeito funcionamento do algoritmo.

Utilizando-se do software de Sorteio Eletrônico, abaixo, e com os dados de entrada do sorteio (quantidade de bilhetes, quantidade de prêmios e “semente”) pode ser obtido os números dos bilhetes premiados. É importante ressaltar que a “semente” é extraída a partir da Loteria Federal em datas estabelecidas em cronograma do sorteio do Programa Nota Fiscal Paulistana.

Download Software de Sorteio - Sorteio.jar

Configuração mínima necessária:

- Memória RAM de 1Gb

- Java Versão 6.0. Caso não possua, acesse o link http://java.com/pt_BR/download

Código Hash - Integridade do Arquivo


Com o objetivo de assegurar a integridade do arquivo do software que contém o algoritmo matemático para a apuração dos bilhetes premiados, desenvolvido pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas - IPT, foi publicado no Artigo 1º da Instrução Normativa SF/SUREM n° 12 de 20 de Setembro de 2011 o código “hash” referente ao software (versão 1.20.20): 470560b88ea070451f38ba62198890f8.

O código “hash” refere-se à codificação gerada pelo algoritmo público denominado “Message Digest Algorithm 5 - MD5”.

Um hash é uma sequência de bits gerada por um algoritmo de dispersão, em geral representada em base hexadecimal, que permite a visualização em letras (A a F) e números, representando 2 bytes cada. O conceito teórico diz que hash é a transformação de uma grande quantidade de informações em uma pequena quantidade de informações.

Essa sequência busca identificar um arquivo ou informação unicamente. Por exemplo, uma mensagem de correio eletrônico, uma senha, uma chave criptográfica ou mesmo um arquivo. É um método para transformar dados de tal forma que o resultado seja (quase) exclusivo. Além disso, funções usadas em criptografia garantem que não é possível a partir de um valor de hash retornar à informação original.

 O processo é unidirecional e impossibilita descobrir o conteúdo original a partir do hash. O valor de conferência (check-sum) muda se um único bit for alterado, acrescentado ou retirado da mensagem.

 (Fonte: www.wikipedia.org).

Coleta de dados externos para gerar os bilhetes aos consumidores


O parágrafo 1º do artigo 3º da Instrução Normativa SF/SUREM nº 09 de 01/08/2011 estabelece que a apuração dos contemplados do sorteio da Nota Fiscal Paulista será efetuada de forma eletrônica, mediante a utilização de algoritmo matemático.

O parágrafo 2º prevê que a geração dos bilhetes contemplados será efetuada por meio de digitação de uma semente com a seguinte composição: utilização dos 4 (quatro) últimos dígitos, na ordem do milhar para a unidade, de cada número ganhador dos 4 (quatro) primeiros prêmios da extração da Loteria Federal.

Segue abaixo a exemplificação da coleta dessa sequência de números que denominamos de SEMENTE:

<built-in function id>

Relatório Técnico do IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas


Para visualizar o Relatório Técnico do IPT clique aqui.

Histograma do Sorteio


Análise de resultados do sorteio preparada pelo IPT clique aqui.

Acesso ao sistema

Formulário de acesso ao sistema Acessar o sistema

Instale o aplicativo no seu smartphone

Baixar na Play Store Baixar na App Store

Placar